Relatório das 6ª Jornadas de marketing do ISCAP
As Jornadas de Marketing são um evento de referência do I.S.C.A.P.. Para além de contar com a presença de muitos alunos do instituto, outras instituições do ensino superior e escolas profissionais começam a ter uma presença assídua.
A sexta edição das Jornadas de Marketing do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) realizou-se no CACE Cultural do Porto, na Rua do Freixo n.º 1071, na cidade do Porto.
A sexta edição das Jornadas de Marketing do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) realizou-se no CACE Cultural do Porto, na Rua do Freixo n.º 1071, na cidade do Porto.
Primeiro dia – 15 de Março de 2006
O Presidente do Instituto Politécnico do Porto (IPP), Professor Doutor Luís Soares, procedeu à abertura da sessão dando as boas vindas a todos os presentes, congratulando a Comissão Organizadora das Jornadas de Marketing pela iniciativa. O Presidente do IPP comentou ainda a importância dos alunos serem inovadores, empreendedores e dinâmicos, tendo em atenção o contexto actual.
De seguida, o Dr. José Castro, Presidente do Centro de Apoio à Criação de Empresas (CACE), deu as boas vindas a todos os presentes e falou um pouco da história do edifício. O local de realização da sexta edição das Jornadas de Marketing, outrora, foi uma instalação industrial, uma oficina.
Após o momento de abertura oficial do evento procedeu-se a introdução do primeiro tema “Inovação Empresarial e de Marketing”. O Dr. Paulo Gonçalves, moderador do painel, apresentou uma pequena introdução ao tema focando as principais razões para se optar pela inovação. Depois da parte introdutória, o Doutor Manuel Vieira falou sobre a Inovação, focando
essencialmente a ligação que deve existir entre a área de negócio que se escolhe para começar um novo projecto e as decisões que têm que ser tomadas relativas à inovação. O Doutor Manuel Vieira relatou alguns exemplos de sucesso, nomeadamente o dos países do Norte da Europa, que
assumem a liderança do mercado apostando no lançamento para o mercado de produtos com uma forte componente tecnológica.
O painel seguinte tinha como tema a “Imagem”. O Dr. Luís Rocha moderou o painel que foi constituído por mais dois elementos, Dr. Júlio Magalhães, Director de Informação da TVI e a Dra. Paula Oliveira, formadora da ANJE. O Dr. Júlio Magalhães começou por focar a importância da imagem numa estação televisiva e como esta contribui para a fidelização da audiência. A TVI para além de ser uma estação televisiva tornou-se, com o passar do tempo, uma marca, daí necessidade de vender a sua imagem. A estratégia de crescimento desta assenta no criar envolvimento com o grande público.
A Dra. Paula Oliveira apresentou um case study no qual trabalhou directamente, “Alfa Romeo”. A sua comunicação cingiu-se sobre a importância da marca, pois é um dos mais importantes activos de uma empresa. A Dra. Paula Oliveira falou de todo o processo de criação da marca “Alfa Romeo – Uma Marca com emoção”.
Após o almoço, a sessão iniciou-se com o Dr. Freitas Santos, moderador do painel com o tema “Marketing de Eventos”. Os oradores deste painel foram: Dr. João Dias representante do grupo “FADUS”, Sr. Jorge Teixeira representante da empresa “RUNPORTO” e Nuno Sousa representante do “Rock in Rio – Lisboa”.
O Dr. João Dias apresentou o grupo “FADUS” que é constituído por cinco empresas na área de entretenimento. A sua comunicação deu um grande relevo sobre a importância do show off no marketing. A frase de referência desta comunicação foi “Vende-me sonhos, conta-me histórias”.
O Sr. Jorge Teixeira, representante da “RUNPORTO”, focou a importância de se obter grandes ideias e bons patrocinadores para se organizar um bom evento. O sucesso da sua empresa depende muito do empenhamento da sua equipa de trabalho. O seu lema é “por vontade se perde, por vontade se ganha”.
A última comunicação do dia ficou a cargo de Nuno Sousa, representante do “Rock in Rio – Lisboa”. Este explicou a importância e os objectivos principais do “Rock in Rio”. Nuno Sousa referiu que o espectáculo em Portugal pretende abrir novas oportunidades na Europa. Procedeu-se ao sorteio de tshirts e bilhetes para o espectáculo do “Rock in Rio – Lisboa”.
O primeiro dia encerrou com uma actuação da Tuna feminina do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.
De seguida, o Dr. José Castro, Presidente do Centro de Apoio à Criação de Empresas (CACE), deu as boas vindas a todos os presentes e falou um pouco da história do edifício. O local de realização da sexta edição das Jornadas de Marketing, outrora, foi uma instalação industrial, uma oficina.
Após o momento de abertura oficial do evento procedeu-se a introdução do primeiro tema “Inovação Empresarial e de Marketing”. O Dr. Paulo Gonçalves, moderador do painel, apresentou uma pequena introdução ao tema focando as principais razões para se optar pela inovação. Depois da parte introdutória, o Doutor Manuel Vieira falou sobre a Inovação, focando
essencialmente a ligação que deve existir entre a área de negócio que se escolhe para começar um novo projecto e as decisões que têm que ser tomadas relativas à inovação. O Doutor Manuel Vieira relatou alguns exemplos de sucesso, nomeadamente o dos países do Norte da Europa, que
assumem a liderança do mercado apostando no lançamento para o mercado de produtos com uma forte componente tecnológica.
O painel seguinte tinha como tema a “Imagem”. O Dr. Luís Rocha moderou o painel que foi constituído por mais dois elementos, Dr. Júlio Magalhães, Director de Informação da TVI e a Dra. Paula Oliveira, formadora da ANJE. O Dr. Júlio Magalhães começou por focar a importância da imagem numa estação televisiva e como esta contribui para a fidelização da audiência. A TVI para além de ser uma estação televisiva tornou-se, com o passar do tempo, uma marca, daí necessidade de vender a sua imagem. A estratégia de crescimento desta assenta no criar envolvimento com o grande público.
A Dra. Paula Oliveira apresentou um case study no qual trabalhou directamente, “Alfa Romeo”. A sua comunicação cingiu-se sobre a importância da marca, pois é um dos mais importantes activos de uma empresa. A Dra. Paula Oliveira falou de todo o processo de criação da marca “Alfa Romeo – Uma Marca com emoção”.
Após o almoço, a sessão iniciou-se com o Dr. Freitas Santos, moderador do painel com o tema “Marketing de Eventos”. Os oradores deste painel foram: Dr. João Dias representante do grupo “FADUS”, Sr. Jorge Teixeira representante da empresa “RUNPORTO” e Nuno Sousa representante do “Rock in Rio – Lisboa”.
O Dr. João Dias apresentou o grupo “FADUS” que é constituído por cinco empresas na área de entretenimento. A sua comunicação deu um grande relevo sobre a importância do show off no marketing. A frase de referência desta comunicação foi “Vende-me sonhos, conta-me histórias”.
O Sr. Jorge Teixeira, representante da “RUNPORTO”, focou a importância de se obter grandes ideias e bons patrocinadores para se organizar um bom evento. O sucesso da sua empresa depende muito do empenhamento da sua equipa de trabalho. O seu lema é “por vontade se perde, por vontade se ganha”.
A última comunicação do dia ficou a cargo de Nuno Sousa, representante do “Rock in Rio – Lisboa”. Este explicou a importância e os objectivos principais do “Rock in Rio”. Nuno Sousa referiu que o espectáculo em Portugal pretende abrir novas oportunidades na Europa. Procedeu-se ao sorteio de tshirts e bilhetes para o espectáculo do “Rock in Rio – Lisboa”.
O primeiro dia encerrou com uma actuação da Tuna feminina do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.
Segundo dia – 16 de Março de 2006
O segundo dia da sexta edição da Jornadas de Marketing do ISCAP realizou-se no CACE Cultural do Porto, no dia 16 de Março de 2006. O primeiro painel, com o tema “Marketing Turístico”, foi formado pelo moderador Eng. Oliveira Magalhães e pelos oradores Dra. Marie e Dr. Francisco Sampaio. O Eng. Oliveira Magalhães começou por fazer uma pequena apresentação dos convidados. O Eng. Oliveira Magalhães, na categoria de docente da cadeira de Marketing Turístico da Licenciatura do curso de Marketing, falou do crescente agrado e interesse dos alunos em relação à disciplina. A comunicação da Dra. Marie focou um pouco da história do marketing turístico face ao desenvolvimento da marca “Portugal” e da dificuldade de
visualizar um país como um produto. Ainda referiu a estratégia a utilizar na Promoção Turística de “Portugal”. O Dr. Francisco Sampaio fez uma pequena introdução ao tema de Marketing Turístico, falando das regiões e suas dimensões tendo em atenção a realização de uma melhor estratégia de promoção. O Dr. Francisco Sampaio focou ainda a importância da Mara
“Porto” e a marca “Norte de Portugal”.
O segundo painel tinha como tema “Protocolo e Etiqueta no Marketing”. A moderadora foi a Doutora Anabela Sarmento e a oradora a Dra. Elisabete Andrade. A Doutora Anabela Sarmento introduziu o tema falando do projecto InterCom - Comunicação Internacional, desenvolvido no âmbito do programa Sócrates Comenius, seus objectivos e importância. A Dra. Elisabete Andrade referiu a importância da etiqueta e protocolo relativamente ao Marketing. Tendo por base as boas práticas empresariais entre diferentes países, todas as pessoas devem conhecer os hábitos culturais de modo a se criar de um bom relacionamento e ambiente entre diferentes povos.
Depois da pausa de almoço, o Dr. Geraldo Ramos foi moderador do painel “Publicidade e Comunicação”. Este salientou a importância de publicidade e comunicação no sucesso da estratégia da empresa.
A primeira oradora foi a Mestre Ana Paula, consultora da empresa “XLS”. Esta comunicação evidenciou a importância da comunicação e imagem numa empresa e considera que a empresa “XLS” lançou-se no mercado com o intuito de acabar com a lacuna que existia nesta área.
O painel ficou completo com a apresentação das oradoras Dra. Liliana Magalhães e Dra. Patrícia Lourenço, colaboradoras da rádio “Mega FM”, para focarem sobre o processo de comunicação e publicidade desta organização. As oradoras falaram da estrutura, ao nível da Marketing e Comunicação, da “Mega FM” e ainda referiram um caso prático sobre o planeamento da campanha de comunicação sobre “Mega FM Live – Concerto Jack Johnson”.
Após este painel foram distribuídos aos alunos vencedores do concurso de ideias “Plano de Comunicação sobre uma nova marca de camisas DCD – Representações Têxteis, Lda.” o diploma de participação.
A sessão de encerramento prosseguiu com uma mensagem final da Doutora Anabela Sarmento, coordenadora do Curso de Marketing e do Dr. Veiga Pereira, presidente do Conselho Directo do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.
O “Porto de Honra” proporcionou um momento de convívio para os vários participantes deste evento, contando ainda com uma actuação da Tuna Masculina do ISCAP.
visualizar um país como um produto. Ainda referiu a estratégia a utilizar na Promoção Turística de “Portugal”. O Dr. Francisco Sampaio fez uma pequena introdução ao tema de Marketing Turístico, falando das regiões e suas dimensões tendo em atenção a realização de uma melhor estratégia de promoção. O Dr. Francisco Sampaio focou ainda a importância da Mara
“Porto” e a marca “Norte de Portugal”.
O segundo painel tinha como tema “Protocolo e Etiqueta no Marketing”. A moderadora foi a Doutora Anabela Sarmento e a oradora a Dra. Elisabete Andrade. A Doutora Anabela Sarmento introduziu o tema falando do projecto InterCom - Comunicação Internacional, desenvolvido no âmbito do programa Sócrates Comenius, seus objectivos e importância. A Dra. Elisabete Andrade referiu a importância da etiqueta e protocolo relativamente ao Marketing. Tendo por base as boas práticas empresariais entre diferentes países, todas as pessoas devem conhecer os hábitos culturais de modo a se criar de um bom relacionamento e ambiente entre diferentes povos.
Depois da pausa de almoço, o Dr. Geraldo Ramos foi moderador do painel “Publicidade e Comunicação”. Este salientou a importância de publicidade e comunicação no sucesso da estratégia da empresa.
A primeira oradora foi a Mestre Ana Paula, consultora da empresa “XLS”. Esta comunicação evidenciou a importância da comunicação e imagem numa empresa e considera que a empresa “XLS” lançou-se no mercado com o intuito de acabar com a lacuna que existia nesta área.
O painel ficou completo com a apresentação das oradoras Dra. Liliana Magalhães e Dra. Patrícia Lourenço, colaboradoras da rádio “Mega FM”, para focarem sobre o processo de comunicação e publicidade desta organização. As oradoras falaram da estrutura, ao nível da Marketing e Comunicação, da “Mega FM” e ainda referiram um caso prático sobre o planeamento da campanha de comunicação sobre “Mega FM Live – Concerto Jack Johnson”.
Após este painel foram distribuídos aos alunos vencedores do concurso de ideias “Plano de Comunicação sobre uma nova marca de camisas DCD – Representações Têxteis, Lda.” o diploma de participação.
A sessão de encerramento prosseguiu com uma mensagem final da Doutora Anabela Sarmento, coordenadora do Curso de Marketing e do Dr. Veiga Pereira, presidente do Conselho Directo do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.
O “Porto de Honra” proporcionou um momento de convívio para os vários participantes deste evento, contando ainda com uma actuação da Tuna Masculina do ISCAP.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home