-->

Imperatriz do Norte - A dor de ontem é a força do amanhã

Concentra-te nos PONTOS FORTES, Reconhece as FRAQUEZAS, Agarra as OPORTUNIDADES e Protege-te contra as AMEAÇAS. (Sun Tun - A Arte da Guerra)

Este Blog é oficializado pelo F.C. do Porto!!

Get Your Own! | View Slideshow
Força, força PORTO! Ctg em td a parte, EU TE AMO, ctg kero dar a volta ao Mundo, kero passar ctg td o ano, td o ano!!

Instituto Politécnico do Porto - Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto
Musica 1 - O Sol Do Teu Olhar Musica 2 - O ISCAP é Bom
Aula de MARKETING com base no Philip Kotler
Daisypath Next Anniversary PicDaisypathNext Anniversary Ticker

terça-feira, 8 de agosto de 2006

Relatório das 6ª Jornadas de marketing do ISCAP

As Jornadas de Marketing são um evento de referência do I.S.C.A.P.. Para além de contar com a presença de muitos alunos do instituto, outras instituições do ensino superior e escolas profissionais começam a ter uma presença assídua.
A sexta edição das Jornadas de Marketing do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) realizou-se no CACE Cultural do Porto, na Rua do Freixo n.º 1071, na cidade do Porto.

Primeiro dia – 15 de Março de 2006
O Presidente do Instituto Politécnico do Porto (IPP), Professor Doutor Luís Soares, procedeu à abertura da sessão dando as boas vindas a todos os presentes, congratulando a Comissão Organizadora das Jornadas de Marketing pela iniciativa. O Presidente do IPP comentou ainda a importância dos alunos serem inovadores, empreendedores e dinâmicos, tendo em atenção o contexto actual.
De seguida, o Dr. José Castro, Presidente do Centro de Apoio à Criação de Empresas (CACE), deu as boas vindas a todos os presentes e falou um pouco da história do edifício. O local de realização da sexta edição das Jornadas de Marketing, outrora, foi uma instalação industrial, uma oficina.
Após o momento de abertura oficial do evento procedeu-se a introdução do primeiro tema “Inovação Empresarial e de Marketing”. O Dr. Paulo Gonçalves, moderador do painel, apresentou uma pequena introdução ao tema focando as principais razões para se optar pela inovação. Depois da parte introdutória, o Doutor Manuel Vieira falou sobre a Inovação, focando
essencialmente a ligação que deve existir entre a área de negócio que se escolhe para começar um novo projecto e as decisões que têm que ser tomadas relativas à inovação. O Doutor Manuel Vieira relatou alguns exemplos de sucesso, nomeadamente o dos países do Norte da Europa, que
assumem a liderança do mercado apostando no lançamento para o mercado de produtos com uma forte componente tecnológica.
O painel seguinte tinha como tema a “Imagem”. O Dr. Luís Rocha moderou o painel que foi constituído por mais dois elementos, Dr. Júlio Magalhães, Director de Informação da TVI e a Dra. Paula Oliveira, formadora da ANJE. O Dr. Júlio Magalhães começou por focar a importância da imagem numa estação televisiva e como esta contribui para a fidelização da audiência. A TVI para além de ser uma estação televisiva tornou-se, com o passar do tempo, uma marca, daí necessidade de vender a sua imagem. A estratégia de crescimento desta assenta no criar envolvimento com o grande público.
A Dra. Paula Oliveira apresentou um case study no qual trabalhou directamente, “Alfa Romeo”. A sua comunicação cingiu-se sobre a importância da marca, pois é um dos mais importantes activos de uma empresa. A Dra. Paula Oliveira falou de todo o processo de criação da marca “Alfa Romeo – Uma Marca com emoção”.
Após o almoço, a sessão iniciou-se com o Dr. Freitas Santos, moderador do painel com o tema “Marketing de Eventos”. Os oradores deste painel foram: Dr. João Dias representante do grupo “FADUS”, Sr. Jorge Teixeira representante da empresa “RUNPORTO” e Nuno Sousa representante do “Rock in Rio – Lisboa”.
O Dr. João Dias apresentou o grupo “FADUS” que é constituído por cinco empresas na área de entretenimento. A sua comunicação deu um grande relevo sobre a importância do show off no marketing. A frase de referência desta comunicação foi “Vende-me sonhos, conta-me histórias”.
O Sr. Jorge Teixeira, representante da “RUNPORTO”, focou a importância de se obter grandes ideias e bons patrocinadores para se organizar um bom evento. O sucesso da sua empresa depende muito do empenhamento da sua equipa de trabalho. O seu lema é “por vontade se perde, por vontade se ganha”.
A última comunicação do dia ficou a cargo de Nuno Sousa, representante do “Rock in Rio – Lisboa”. Este explicou a importância e os objectivos principais do “Rock in Rio”. Nuno Sousa referiu que o espectáculo em Portugal pretende abrir novas oportunidades na Europa. Procedeu-se ao sorteio de tshirts e bilhetes para o espectáculo do “Rock in Rio – Lisboa”.
O primeiro dia encerrou com uma actuação da Tuna feminina do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.
Segundo dia – 16 de Março de 2006
O segundo dia da sexta edição da Jornadas de Marketing do ISCAP realizou-se no CACE Cultural do Porto, no dia 16 de Março de 2006. O primeiro painel, com o tema “Marketing Turístico”, foi formado pelo moderador Eng. Oliveira Magalhães e pelos oradores Dra. Marie e Dr. Francisco Sampaio. O Eng. Oliveira Magalhães começou por fazer uma pequena apresentação dos convidados. O Eng. Oliveira Magalhães, na categoria de docente da cadeira de Marketing Turístico da Licenciatura do curso de Marketing, falou do crescente agrado e interesse dos alunos em relação à disciplina. A comunicação da Dra. Marie focou um pouco da história do marketing turístico face ao desenvolvimento da marca “Portugal” e da dificuldade de
visualizar um país como um produto. Ainda referiu a estratégia a utilizar na Promoção Turística de “Portugal”. O Dr. Francisco Sampaio fez uma pequena introdução ao tema de Marketing Turístico, falando das regiões e suas dimensões tendo em atenção a realização de uma melhor estratégia de promoção. O Dr. Francisco Sampaio focou ainda a importância da Mara
“Porto” e a marca “Norte de Portugal”.
O segundo painel tinha como tema “Protocolo e Etiqueta no Marketing”. A moderadora foi a Doutora Anabela Sarmento e a oradora a Dra. Elisabete Andrade. A Doutora Anabela Sarmento introduziu o tema falando do projecto InterCom - Comunicação Internacional, desenvolvido no âmbito do programa Sócrates Comenius, seus objectivos e importância. A Dra. Elisabete Andrade referiu a importância da etiqueta e protocolo relativamente ao Marketing. Tendo por base as boas práticas empresariais entre diferentes países, todas as pessoas devem conhecer os hábitos culturais de modo a se criar de um bom relacionamento e ambiente entre diferentes povos.
Depois da pausa de almoço, o Dr. Geraldo Ramos foi moderador do painel “Publicidade e Comunicação”. Este salientou a importância de publicidade e comunicação no sucesso da estratégia da empresa.
A primeira oradora foi a Mestre Ana Paula, consultora da empresa “XLS”. Esta comunicação evidenciou a importância da comunicação e imagem numa empresa e considera que a empresa “XLS” lançou-se no mercado com o intuito de acabar com a lacuna que existia nesta área.
O painel ficou completo com a apresentação das oradoras Dra. Liliana Magalhães e Dra. Patrícia Lourenço, colaboradoras da rádio “Mega FM”, para focarem sobre o processo de comunicação e publicidade desta organização. As oradoras falaram da estrutura, ao nível da Marketing e Comunicação, da “Mega FM” e ainda referiram um caso prático sobre o planeamento da campanha de comunicação sobre “Mega FM Live – Concerto Jack Johnson”.
Após este painel foram distribuídos aos alunos vencedores do concurso de ideias “Plano de Comunicação sobre uma nova marca de camisas DCD – Representações Têxteis, Lda.” o diploma de participação.
A sessão de encerramento prosseguiu com uma mensagem final da Doutora Anabela Sarmento, coordenadora do Curso de Marketing e do Dr. Veiga Pereira, presidente do Conselho Directo do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.
O “Porto de Honra” proporcionou um momento de convívio para os vários participantes deste evento, contando ainda com uma actuação da Tuna Masculina do ISCAP.
 
adopt your own virtual pet!