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terça-feira, 8 de agosto de 2006

MARKETING 2.0: A ERA DO MARKETING TRANSPARENTE


Efectivamente, nas últimas décadas, o Marketing nasceu, cresceu e ainda se encontra em desenvolvimento. Para a sua ascensão a um patamar que lhe permitiu obter um corpo de conhecimento digno de ser autonomizado, foram marcantes as obras e os contributos de Peter Drucker, Theodore Levitt e Philip Kotler, entre muitos outros autores.
Com a evolução das tecnologias de informação e comunicação, foi permitido a criação das comunidades e de conversações à volta de grupos de interesse, caminhando-se para a constituição de comunidades, surgindo assim grupo de consumidores com interesses comuns que colocam em comum os seus interesses.
Nessa sentido, o reconhecimento e o poder destas comunidades online, traz consigo importantes mudanças na relação entre a empresa e os consumidores.De facto, o importante passará a ser produzir e disponibilizar produtos e serviços que vão de encontro às necessidades das comunidades.
Com a evolução das tecnologias de informação e comunicação, é permitido um maior conhecimento do indivíduo, caminhando-se para personalização dos membros das comunidades, cada cliente é um membro de uma comunidade.Esta evolução, leva-nos a concluir que o próprio conceito do Marketing-Mix evolui e indica-nos um caminho na senda da criação das comunidades. Aliás, um conceito que o marketing sempre acarinhou. Assim, estamos a fazer com que o cliente seja membro activo e participativo na produção do seu produto, permitindo a personalização e fumentando a conversação com os outros membros da comunidade (networking).

Em suma, deixamos de ter uma visão orientada para o consumidor, na sua relação com o custo, a comunicação e a conveniência, e passamos a ter uma visão virada para as Comunidades, a sua relação com o Custo Justo, as Conversações e as Compras Online, tornando o marketing TRANSPARENTE !

 
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